LEBUÇÃO E A SUA GENTE

Portuguese is the main language of LEBUÇÃO E A SUA GENTE facebook group. Having alot of group type in Facebook: close, open and secret and it is a CLOSED group. There are 973 participants in that group. So it is a Small group. You can find this group by searching 419181658131891 on Google, Bing or Yahoo. We last updated on 2015-02-27 22:27:40.

CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DE LEBUÇÃO.
Memória Paroquial de Lebução de 1758.
Documento com a resposta a um inquérito enviado pelo Marquês de Pombal, a todas as freguesias do Reino, para saber dos estragos havidos após o terramoto de 1-11-1755, e não só.
Lebução, termo de Monforte e Moncorvo.
Resposta de um papel que me foi enviado da parte do muito Reverendo Doutor Arcipreste e Abade de Monforte, o qual eu recebi da mão do Padre José Caetano Álvares Parada, Cura coadjutor do Reverendo Reitor da Castanheira, em cujo papel se contém sessenta interrogatórios divididos em três capítulos: no primeiro dos quais se acham vinte e sete e no segundo treze e no terceiro vinte. Os quais se acham aqui fielmente trasladados com as suas respostas a ele congruentes.
1º Pergunta-se neste em que Província fica, a que Bispado, Comarca, Termo e Freguesia pertence?
Respondo que a Província em que fica este lugar donde vai este papel que se chama Lebução, fica na Província de Trás os Montes, no Bispado de Miranda da Douro, Comarca da Torre de Moncorvo, termo de Monforte de Rio Livre, freguesia de São Nicolau.
2ºP. Se é d’El-Rei, ou Donatário, e quem o é ao presente?
R. Que o Senhor deste lugar e dos mais deste Distrito é o Ilustríssimo e Excelentíssimo Conde de Valadares e o Donatário é o Ilustríssimo Conde de Atouguia.
3º P. Quantos vizinhos tem e o número de pessoas?
Que este lugar tem oitenta e quatro vizinhos, e o número de trezentas pessoas, e tem mais anexas que com os mesmos deste lugar, constituem uma mesma freguesia: digo que se chama uma Pedome, que se compõem de duzentos e cinquenta e uma pessoas; e outra se chama Moreiras, na qual se contam oito moradores e trinta e três pessoas; e mais uma outra anexa chamada Ferreiros dividida em dois lugarelhos que os destinguem com os nomes de Ferreiros de Baixo e Ferreiros de Cima e é este composto de dezoito vizinhos e trinta e três pessoas e aquele de cinco moradores e dezoito pessoas, o que tudo junto faz número de cento e trinta e um fogos e quatrocentas e cinquenta e cinco pessoas.
4º P. Se está situada em campina, vale ou monte, e que povoações se descobrem dela e quanto dista?
R. Que o tal lugar de Lebução está situado em um baixo, que não é propriamente vale, pois na mesma situação em que se acha tem muitos altos e baixos, estando as moradas que ficam para a parte do sul firmadas em terra sólida e as que ficam para a parte do norte estão fundamentadas em pedra firme. E dele se não descobrem outras povoações mais que um lugar chamado Parada, que é anexo de São Fins da Castanheira, que lhe fica da parte do nascente, e também os dois lugarinhos de Ferreiros, que compõem os mesmo corpo com esta freguesia, e ficam da mesma parte do oriente, e se descobrem do mesmo sítio donde se vê Parada e de algumas partes deste lugar se registam também as Igrejas de S. Sebastião e São João Baptista, que são do lugar como da Vila da Castanheira, e a de Nossa Senhora da Expectação, chamada nesta terra da Orada, que é de São Fins da Castanheira. As quais todas ficam altas e para a parte do norte, vendo-as deste sítio (...) (Continua)